Postagens
-
▼
2008
(169)
-
▼
abril
(16)
- FOTOS DO PROJETO MANTENDO A SALA DE AULA LIMPA
- FOTOS DA REUNIÃO DE PAIS DA 6ª SÉRIE C
- FOTOS DO BRAINSTORMING
- BRAINSTORMING
- FOTOS DO JORNAL MURAL - NOITE
- FOTOS DO JORNAL MURAL - MANHÃ
- FOTOS DA 1ª EXCURSÃO DO PROETI (Projeto Escola de ...
- VÍDEO DA AULA PRÁTICA DE FÍSICA
- FOTOS DA AULA PRÁTICA DE FÍSICA
- FOTOS DO JORNAL MURAL - VESTIBULAR
- FOTOS DA AULA DE HIGIENE E FORMAÇÃO DE HÁBITOS
- FOTOS DO ESTOQUE DA MERENDA
- FOTOS DO PROERD (Programa Educacional de Resistênc...
- AULA TEÓRICA DE XADREZ - PROETI
- FOTOS DO JORNAL MURAL - MANHÃ
- FOTOS DO JORNAL MURAL - VESTIBULAR (PROFISSÕES)
-
▼
abril
(16)
sábado, 26 de abril de 2008
quarta-feira, 23 de abril de 2008
terça-feira, 22 de abril de 2008
BRAINSTORMING
Brainstorming
Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de uma até dez pessoas - se reunam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante.
É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de idéias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma idéia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as idéias são ouvidas e trazidas até o processo de brainwrite, que constitue-se na compilação ou anotação de todas as idéias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as idéias até a chegada da solução efetiva.
A técnica de brainstorming não é uma atividade exclusiva de um ambiente empresarial: pelo contrário, na escola pode ser uma técnica muito importante na educação dos estudantes. Este grande ou pequeno grupo de atividade encoraja as crianças a manterem-se focados num tópico e contribuir para uma fluidez de idéias em liberdade.
O professor pode começar por propôr uma questão ou problema, ou introduzindo um tópico. Os estudantes, depois expressam e divulgam as possíveis respostas e soluções, palavras, expressões ou idéias relevantes.
A contribuição é aceita sem críticas ou julgamento. Inicialmente, alguns estudantes podem mostrar-se relutantes em falar e revelar as suas idéias no grupo formado, mas o brainstorming é uma atividade de partilha que encoraja os alunos a participar.
Expressando idéias e ouvindo o que é dito pelos outros, os estudantes podem ajustar o seu conhecimento e compreensão anterior, acomodando a nova informação aumentando os seus níveis de atenção.
Os professores ou educadores devem enfatizar a importância de ouvir ativamente os outros participantes durante esta sessão. Os estudantes devem ser encorajados a ouvir com atenção, e educadamente a contribuição dos seus colegas de classe, dizendo aos professores que não o conseguem ouvir perfeitamente e pensando em diferentes sugestões e respostas a compartilhar.
sexta-feira, 18 de abril de 2008
domingo, 13 de abril de 2008
FOTOS DA 1ª EXCURSÃO DO PROETI (Projeto Escola de Tempo Integral)
CITY TOUR EM BELO HORIZNOTE FEITO COM ALUNOS DO PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - PROETI
Objetivos
Conhecer os pontos turísticos de nossa cidade.
Conhecer um pouco da história de Belo Horizonte.
Empregar os bons hábitos trabalhados nas aulas de Higienização.
Conhecer um pouco da história de Belo Horizonte.
Empregar os bons hábitos trabalhados nas aulas de Higienização.
Desenvolvimento
Iniciaremos o passeio passando pela Praça da Liberdade, indo em seguida para o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, onde os alunos desfrutarão do espaço de lazer público oferecido pela Prefeitura.
Saindo do Parque iremos almoçar no Restaurante Popular onde poderemos avaliar os ensinamentos dados nas aulas de Higiene e Formação Pessoal.
Em seguida, seguiremos para a Praça do Papa, Mirante e Parque Mangabeiras (Serra do Curral), onde ficaremos o tempo suficiente para falarmos da importância de cada local.
Seguindo para a Pampulha passaremos pela Praça da Estação enfatizando a importância da linha verde.
Já na Pampulha visitaremos o Conjunto Arquitetônico: Mineirão (Estádio Governador Magalhães Pinto), Mineirinho (Estádio Jornalista Felipe Drummond), Igreja São Francisco de Assis e encerraremos nosso passeio no Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego.
Conclusão
Saindo do Parque iremos almoçar no Restaurante Popular onde poderemos avaliar os ensinamentos dados nas aulas de Higiene e Formação Pessoal.
Em seguida, seguiremos para a Praça do Papa, Mirante e Parque Mangabeiras (Serra do Curral), onde ficaremos o tempo suficiente para falarmos da importância de cada local.
Seguindo para a Pampulha passaremos pela Praça da Estação enfatizando a importância da linha verde.
Já na Pampulha visitaremos o Conjunto Arquitetônico: Mineirão (Estádio Governador Magalhães Pinto), Mineirinho (Estádio Jornalista Felipe Drummond), Igreja São Francisco de Assis e encerraremos nosso passeio no Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego.
Conclusão
Ao final da City Tour os alunos deverão conhecer a história de nossa cidade a partir do roteiro visitado.
Assinar:
Postagens (Atom)