BELO HORIZONTE - MG

DIREÇÃO

ROSELY TAVARES ALVES PARDINI
DIRETORA

LUCIANE COIMBRA PEIXOTO
VICE-DIRETORA

PATRÍCIA HELENA MOREIRA DOS SANTOS DUTRA
VICE-DIRETORA
COORDENADORA DO PEAS JUVENTUDE

JUCÉLIA SIMONE DE ASSIS
SECRETÁRIA

VANESSA HELENA DE PÁDUA FARIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA MANHÃ

ROSY MAGELA FERREIRA DE SOUZA
ESPECIALISTA DO TURNO DA TARDE

MARIA AMÉLIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA NOITE

MARIA FÁTIMA LEITE PAIVA
COORDENADORA DO PROETI





Contribua com a escola...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

PASSEATA DO PROERD










PROJETO: CONSERVE OS BANHEIROS LIMPOS (PROETI)

O Proeti (Projeto Escola de Tempo Integral) dando continuidade ao Projeto 5S, trabalhou com seus alunos a necessidade de conservar os banheiros limpos e, como encerramento, organizou um Concurso de Coloridos.
Vencedoras: Renata, Ludimila.




domingo, 22 de junho de 2008

FORMATURA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO PROERD

ACONTECEU DIA 19 DE JUNHO A FORMATURA DO PROERD DOS ALUNOS DA 6ª SÉRIE A DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DO BELO RAMO.


PROERD- Programa Educacional de Resistência às Drogas- é a versão brasileira do programa norte-americano DRUG AUSE RESISTENCE EDUCATION, D.A.R.E, que surgiu em 1983. E no Brasil este programa foi implantado em 1992.
Nossa escola participa com o curso ministrado pelo Sargento Arantes, para os alunos da 6ª série. E ontem podemos participar desta formatura que aconteceu no Colégio Regina Pacis, com mais algumas escolas do bairro.
Toda a equipe da Escola Belo Ramo, quer agradecer ao Sargento Arantes, juntamente com o Cabo Valdeci e o Cabo Lafaiete, pela ajuda à nós prontamente dispensada nos três turnos e pelas aulas ministradas aos nossos alunos. Sabemos do esforço de vocês pela valorização da vida, pois acreditamos que vocês realmente fortalecem e contribuem para a Cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
Queremos agradecer também ao Professor Eduardo Almeida, que tão prontamente acompanhou a turma durante o curso.
E aos nossos alunos Proerdianos, e também aos pais, Parabéns por essa mais nova conquista!!!! V A L E U ..... Rosely e Luciane

Cenário de Vilma Coelho (Artista e professora de Ed. Física)




EXCURSÃO DO ALUNOS DO PROETI (Projeto Escola de Tempo Integral)





ALUNOS DA ESCOLA NO TREINO DA SELEÇÃO BRASILEIRA






sábado, 14 de junho de 2008

PROJETO DE RÁDIO EDUCATIVO


12 de junho de 2008
MENINOS DO RÁDIO
Jornal produzido pelos alunos do Projeto de Rádio Educativo da UFMG na Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo

EDIÇÃO DE ESTRÉIA
Esta é a primeira edição do Jornal dos Meninos do Rádio, que informará sobre o Projeto e Serpa escrito pelos alunos com ajuda dos monitores e orientação e supervisão dos professores de rádio e português.
Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: meninosdoradio@yahoo.com.br.

COMO TUDO COMEÇOU
Na Escola Municipal Glória Marques Diniz, localizada em Contagem, vinte alunos de rádio que eram gravados inicialmente em um gravador simples e depois melhorados no estúdio de rádio da UFMG. A produção era quinzenal e os programas eram transmitidos através de alto-falantes para toda a escola.
Em 2006, a iniciativa transformou-se em Projeto de Extensão da UFMG. O Prof. João Filocre, secretário adjunto de Educação de Minas Gerais, decidiu implantar o Projeto de Rádio Educativo em 14 escolas inseridas no PEAS ( Programa Educativo Afetivo-Sexual). A Escola Nossa Senhora do Belo Ramo foi escolhida como escola-piloto para servir de exemplo às demais escolas envolvidas.

COMO FUNCIONA
No dia 1º de fevereiro de 2008, foi iniciada a construção do estúdio de rádio. Enquanto as obras são concluídas, os menos aprendem a produzir programas radiofônicos.
O Projeto de Rádio Educativo servirá de modelo para onze escolas públicas, cujos alunos selecionados freqüentarão a escola Nossa Senhora do Belo Ramo com a finalidade de aprender rádio e ensiná-lo no seu estabelecimento de origem.
Quem quiser saber mais informações é só acessar o site da Secretaria de Educação: HTTP://www.educacao.mg.gov.br/. Ou pode visitar o blog da escola: HTTP://beloramo.blogspot.com/

RECURSOS
Os recursos são provenientes da Secretaria de Educação, que adquiriu material para o estúdio, contratou dois professores de Rádio e uma professora de Português e instalou o estúdio na escola. Uma supervisora, Vanessa Helena de Pádua Faria, foi designada pela escola. Além disso, a Secretaria disponibilizara ônibus para o transporte dos alunos das outras 14 escolas que participarão do Projeto de Rádio Educativo.

EQUIPE
Além da supervisora Vanessa, a equipe do Rádio Educativo é composta pelo responsável pelo Projeto, Professor Fábio Martins, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, pelo professor Paulo César, da Rádio UFMG Educativa e pela professora de português e literatura Rosane Moreira Magalhães. Os monitores são Bráulio Siffert, Gabriel Elias, Ana Cláudia de Souza, Luiza Senra e Vanessa Soares. A coordenação por parte da Secretaria de Educação é da Professora Dôra SImil, do Centro de Referência Visual (CRV).

APOIO
O Projeto de Rádio Educativo recebe o apoio da Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo, através, entre outras, de sua diretora Prof. Rosely Tavares Alves Pardini e da Prof. Maria de Fátima Leite Paiva. Além disso, há o apoio da PROEX (Pró-Reitroria de Extensão) da UFMG, através da Pró-Reitoria Ângela Dalben e da Pró-Reitora Adjunta Paula de Mendonça.

OBJETIVOS
O projeto tem por objetivos desenvolver a leitura, a oralidade e a escrita dos alunos, além de incentivar a responsabilidade, a consciência e o senso crítico, valorizando então o jovem e respeitando sua autonomia.

OS MENINOS
Os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo que fazem parte do Projeto de Rádio Educativo e que, portanto, contribuíram para a realização desse jornal são: Alan Cardoso Silvestre, André Alves da Silva, Carlos Henrique de Souza, Douglas Vinícius, Josino Norberto Silvério, Matheus da Silva, Thaís Machado dos Santos, Vagner Júnio Esteves Xavier e Walif Vitor Pereira de Lima.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

sábado, 7 de junho de 2008

FOTOS DO JORNAL MURAL

Mural Confeccionado Pelos Alunos do 6ª A Série - Manhã





FOTOS DO JORNAL MURAL

Mural Confeccionado Pelos Alunos do 3° A - Manhã