Projeto de Melhoria dos Resultados das Escolas Parceiras da FDG (Fundação de Desenvolvimento Gerencial)
Fundamentos da Gestão Integrada da Educação
O objetivo é melhorar significativamente os indicadores da Educação, tendo como referência as metas do IDEB estabelecidas pelo Ministério da Educação.
O sistema de Gestão adotado é GIDE - Gestão Integrada da Educação, que contempla os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área educacional com foco em resultados.
O método a ser utilizado no projeto é o PDCA (Pan = Planejar, Do = Executar o plano , C = Check (Verificar os resultados) e A = Act (agir corretivamente ou padronizar as boas práticas). O método PDCA orienta para o estabelecimento das metas, elaboração e monitoramento dos plansode ação, verificação dos resultados, padronização das ações e/ou tomada de ações corretivas.
Os métodos principais utilizados pela FDG são:
- IFC/RS - Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social. Este indicador contempla as variáveis básicas para que a escola cumpra a sua missão (artigo 2° - LDB) com elevado patamar de qualidade. Ao gerenciar com base no IFC/RS a escola se prepara também para elevar o seu IDEB.
- IDEB - ìndice de Desenvolvimento da Eduacação Básica, criado pelo MEC. É formado pelo cruzamento da Prova Brasil/SAEB com índices de aprovação interna.
Para o diagnóstico, a escola deverá utilizar as variáveis relativas a resultados do:
- IFC/RS (Índice de Formação da Cidadania e Responsabilidade Social)
- IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
- Aprovação interna com alto índice de qualidade
- Desempenho na Prova Brasil
- Permanência na escola (abandono)
- Aprovação de curso de nível superior
- Prepação para o mercado de trabalho (Foco:estágios para os alunos do ensimo médio do turno diurno)
- Aprovação em cursos técnicos
- Desempenho no Exame Nacional do Ensimo Médio (ENEM)
- Alunos alfabetizados até a segunda-série
- Adequação idade/série
- Capacidade de autop-sustetação (para as escolas particulares)
- Gerenciamento dos recursos públicos