BELO HORIZONTE - MG

DIREÇÃO

ROSELY TAVARES ALVES PARDINI
DIRETORA

LUCIANE COIMBRA PEIXOTO
VICE-DIRETORA

PATRÍCIA HELENA MOREIRA DOS SANTOS DUTRA
VICE-DIRETORA
COORDENADORA DO PEAS JUVENTUDE

JUCÉLIA SIMONE DE ASSIS
SECRETÁRIA

VANESSA HELENA DE PÁDUA FARIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA MANHÃ

ROSY MAGELA FERREIRA DE SOUZA
ESPECIALISTA DO TURNO DA TARDE

MARIA AMÉLIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA NOITE

MARIA FÁTIMA LEITE PAIVA
COORDENADORA DO PROETI





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sexta-feira, 2 de maio de 2008

PARCERIA COM A FDG

Projeto de Melhoria dos Resultados das Escolas Parceiras da FDG (Fundação de Desenvolvimento Gerencial)
Fundamentos da Gestão Integrada da Educação
O objetivo é melhorar significativamente os indicadores da Educação, tendo como referência as metas do IDEB estabelecidas pelo Ministério da Educação.
O sistema de Gestão adotado é GIDE - Gestão Integrada da Educação, que contempla os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área educacional com foco em resultados.
O método a ser utilizado no projeto é o PDCA (Pan = Planejar, Do = Executar o plano , C = Check (Verificar os resultados) e A = Act (agir corretivamente ou padronizar as boas práticas). O método PDCA orienta para o estabelecimento das metas, elaboração e monitoramento dos plansode ação, verificação dos resultados, padronização das ações e/ou tomada de ações corretivas.
Os métodos principais utilizados pela FDG são:
  1. IFC/RS - Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social. Este indicador contempla as variáveis básicas para que a escola cumpra a sua missão (artigo 2° - LDB) com elevado patamar de qualidade. Ao gerenciar com base no IFC/RS a escola se prepara também para elevar o seu IDEB.
  2. IDEB - ìndice de Desenvolvimento da Eduacação Básica, criado pelo MEC. É formado pelo cruzamento da Prova Brasil/SAEB com índices de aprovação interna.

Para o diagnóstico, a escola deverá utilizar as variáveis relativas a resultados do:

- IFC/RS (Índice de Formação da Cidadania e Responsabilidade Social)

- IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)

  • Aprovação interna com alto índice de qualidade
  • Desempenho na Prova Brasil
  • Permanência na escola (abandono)
  • Aprovação de curso de nível superior
  • Prepação para o mercado de trabalho (Foco:estágios para os alunos do ensimo médio do turno diurno)
  • Aprovação em cursos técnicos
  • Desempenho no Exame Nacional do Ensimo Médio (ENEM)
  • Alunos alfabetizados até a segunda-série
  • Adequação idade/série
  • Capacidade de autop-sustetação (para as escolas particulares)
  • Gerenciamento dos recursos públicos