BELO HORIZONTE - MG

DIREÇÃO

ROSELY TAVARES ALVES PARDINI
DIRETORA

LUCIANE COIMBRA PEIXOTO
VICE-DIRETORA

PATRÍCIA HELENA MOREIRA DOS SANTOS DUTRA
VICE-DIRETORA
COORDENADORA DO PEAS JUVENTUDE

JUCÉLIA SIMONE DE ASSIS
SECRETÁRIA

VANESSA HELENA DE PÁDUA FARIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA MANHÃ

ROSY MAGELA FERREIRA DE SOUZA
ESPECIALISTA DO TURNO DA TARDE

MARIA AMÉLIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA NOITE

MARIA FÁTIMA LEITE PAIVA
COORDENADORA DO PROETI





Contribua com a escola...

terça-feira, 9 de setembro de 2008

ARTIGO PUBLICADO NA CRV (Centro Virtual do Professor) SOBRE A RÁDIO EDUCATIVO

Setembro começou em festa na Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo, em Belo Horizonte. O motivo da alegria foi a inauguração, dia 1º, do tão sonhado estúdio do projeto Rádio-Educativo. A Escola, localizada no bairro Nova Granada, foi selecionada em 2007 para a implantação do projeto-piloto, que deverá será expandido a outras escolas públicas estaduais em etapas futuras.
Desde o ano passado, alunos da Escola “Belo Ramo” , integrantes do PEAS- Projeto de Educação Afetivo Sexual, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, participam das oficinas de texto, fase introdutória do Rádio-Educativo.
Agora, com a chegada dos equipamentos de última geração, o estúdio está pronto e eles começam a pôr a mão na massa. O primeiro programa criado especialmente para a inauguração do estúdio foi um “hip hop”, que revelou a competência dos instrutores e alunos dessa primeira turma: Alan, André, Carlos Henrique, Douglas, Ítalo, Josino, Matheus, Thaís, Vagner, Walif (alunos), Waguinho (funcionário da escola), Fábio Martins, Rosane Magalhães e Paulo César Ribas (professores-instrutores de Rádio).
Wagner Prates dos Santos, o Waguinho, é um entusiasta. Com a finalização do estúdio, viu o antigo sonho se realizar. Ele é ex-aluno da “Belo Ramo”; onde trabalhou durante vários anos como voluntário. Atualmente é funcionário e participa das oficinas. “Há muito tempo eu sonhava com a criação do rádio educativo aqui, mas nunca imaginei uma rádio tão bem feita, com equipamentos sofisticados, equipe uniformizada e todo esse apoio técnico. Estou emocionado porque a escola passou por momentos difíceis e quando o projeto chegou trouxe esperança e boas perspectivas para a nossa comunidade. Agora, eu continuo sonhando; quero fazer cursos, me aprimorar, me profissionalizar”, diz Waguinho.
Ítalo, de 14 anos, participa das oficinas desde o ano passado. Segundo ele, a atitude dos instrutores, a forma descontraída de ensinar e a comunicação ampliaram seus horizontes para o conhecimento.
O Coordenador do projeto, Fábio Martins, professor de Rádio do Departamento de Comunicação Social da UFMG, também emocionado, não poupou agradecimentos a todos os apoiadores do projeto: “O Rádio-Educativo foi uma idéia que, levada ao Professor João Filocre (secretário-adjunto de Educação, da SEE-MG) foi logo aprovada. Começamos, então, o processo de implantação do projeto-piloto na rede estadual de ensino. Desde 2006, estamos trabalhando nesse sonho e hoje vivemos o momento culminante com a inauguração do estúdio. A ‘Nossa Senhora do Belo Ramo’ é a primeira escola beneficiada pelo projeto e receberá alunos de outras escolas públicas estaduais. Posteriormente, poderemos estender esse programa ao interior do Estado”.
O professor Fábio refere-se ao próximo passo do “Rádio Educativo”, pois, com a inauguração do estúdio, a Escola Nossa Senhora do Belo Ramo estará apta a dar seqüência aos trabalhos, recebendo ainda este mês novas turmas. Serão 10 alunos de outras 13 escolas da Capital. São elas: E.E. Padre João Bosco Penido Burnier, E.E. Henrique Diniz. E.E. Geraldina Soares, Instituto de Educação de MInas Gerais, E.E. Silviano Brandão, E.E. Flávio dos Santos, E.E. Professor José Mesquita de Carvalho, E.E. Professor Fontes, E.E. Sagrada família, E.E. Getúlio Vargas, E.E. Ari Franca, E.E.Cândido Portinari e E.E. Presidente Dutra. Os 140 estudantes e os professores capacitados serão os multiplicadores do rádio em suas escolas de origem, dando prosseguimento, em efeito cascata, aos ensinamentos.
A transmissão da rádio, explica Fábio Martins, será integrada pelo sistema de redes de computadores às outras escolas. Já a partir da próxima semana, o também professor de Rádio da UFMG e integrante do projeto, Paulo César Ribas, começa a emitir os primeiros programas, que estarão disponíveis, via link, no portal do Centro de Referência do Professor (CRV), de onde todo o público poderá ter acesso. “Com a chegada dos novos alunos, o ensino-aprendizagem da técnica do rádio ganhará dinamismo e será difundido às escolas parceiras, dando início à expansão do programa”, explica Fábio Martins.
O Coordenador de Programação, professor Paulo César Ribas, disse que os textos produzidos nas oficinas teóricas serão aproveitados na criação dos próximos programas. Segundo ele, são necessárias, em média, duas aulas para a produção e edição de cada programa que irá ao ar.
A diretora da “Nossa Senhora do Belo Ramo”, Rosely Tavares Pardini, comenta os avanços com a concretização do rádio na escola: “Os alunos estão entusiasmados. Já é possível notar o quanto eles melhoraram na leitura e escrita, graças às oficinas de Língua Portuguesa. Agora, com a prática no estúdio, acreditamos que o progresso será maior”. Alguns professores do turno da manhã participaram de oficinas teóricas com a professora Rosane e estão se engajando no projeto. Com a elaboração dos programas radiofônicos, Rosely acredita que muitas oportunidades virão: “Estamos ansiosos com a chegada, ainda este mês, das duas novas escolas.
A orientadora educacional da “Nossa Senhora do Belo Ramo”, Vanessa Helena de Pádua Faria, acompanha o dia-a-dia do projeto desde a sua implantação na escola. Ela confessa sua satisfação: “Foi uma luta chegarmos até aqui. No início, os alunos eram bem imaturos. Em apenas um ano e meio eles evoluíram de forma impressionante. A redação, as posturas em sala de aula, perante os colegas e perante à própria escola. Eles estão mais sérios, mais responsáveis, estão encantados com a possibilidade de criarem os programas. Eles sabem que para continuar no projeto precisam ser perseverantes e estão firmes aqui desde o início. O recurso financeiro aplicado nesse projeto pela SEE terá retorno certo. Esta é uma ótima forma de inclusão social”, reflete Vanessa.
“Como professora de Língua Portuguesa, vejo o rádio como um importante instrumento de aprendizagem, de desenvolvimento de textos, idéias e formas. Acredito na lei da semeadura: a gente planta hoje e colhe amanhã, se o terreno for bom” – Rosane Magalhães, professora das oficinas de textos.