BELO HORIZONTE - MG

DIREÇÃO

ROSELY TAVARES ALVES PARDINI
DIRETORA

LUCIANE COIMBRA PEIXOTO
VICE-DIRETORA

PATRÍCIA HELENA MOREIRA DOS SANTOS DUTRA
VICE-DIRETORA
COORDENADORA DO PEAS JUVENTUDE

JUCÉLIA SIMONE DE ASSIS
SECRETÁRIA

VANESSA HELENA DE PÁDUA FARIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA MANHÃ

ROSY MAGELA FERREIRA DE SOUZA
ESPECIALISTA DO TURNO DA TARDE

MARIA AMÉLIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA NOITE

MARIA FÁTIMA LEITE PAIVA
COORDENADORA DO PROETI





Contribua com a escola...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O PROERD RECOMEÇA SUAS ATIVIDADES NA ESCOLA



O que é o PROERD?

É o Programa Educacional de Resistência às Drogas que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e comater a violência entre jovens.

O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado inicialmente em Los Angeles/EUA, em 1983, atualmente presente em mais de 58 países do mundo.


Como funciona o PROERD?

O PROERD é desenvolvido em parceria com escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ª 6ª séries do Ensino Fundamental, em encotros semanais, ao longo de um semestre letivo.

As aulas são ministradas por policiais-militares fardados que, orientados por um livro especial, ensinam às crianças e adolescentes como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

Ao final do programa é realizado uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, dos diretores/professores e de representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.


Qual a habilitação do corpo docente?

O policial, professor do PROERD, é, acima de tudo, um voluntário selecionado a partir de critérios rigorosos que consideram, dentre outros aspectos, sua conduta moral, ética e profissional.

Além disso, o policial-militar passa por um treinamento no qual aprende a utilizar as ferramentas didático-pedagógicas específicas para a aplicação do Programa e conta, ainda, com o apoio de profissionais ligados à área de prevenção, como médicos, psicólogos, pedagogos e outros, que dão suporte técnico às suas atividades.


Que resultados podem ser alcançados?

Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD ao constatarem as reduçãoes da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto - Família, Escola e Polícia Militar - propiciam aos alunso melhores condições para dizerem não às drogas o à violencia.


Como as escolas participam?

As escolas interessadas devem contactar a Unidade da Polícia Militar mais próxima e formalizar a sua participaçao no Programa, através da assinatura de um simples protocolo ou convênio.