BELO HORIZONTE - MG

DIREÇÃO

ROSELY TAVARES ALVES PARDINI
DIRETORA

LUCIANE COIMBRA PEIXOTO
VICE-DIRETORA

PATRÍCIA HELENA MOREIRA DOS SANTOS DUTRA
VICE-DIRETORA
COORDENADORA DO PEAS JUVENTUDE

JUCÉLIA SIMONE DE ASSIS
SECRETÁRIA

VANESSA HELENA DE PÁDUA FARIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA MANHÃ

ROSY MAGELA FERREIRA DE SOUZA
ESPECIALISTA DO TURNO DA TARDE

MARIA AMÉLIA
ESPECIALISTA DO TURNO DA NOITE

MARIA FÁTIMA LEITE PAIVA
COORDENADORA DO PROETI





Contribua com a escola...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

RÁDIO EDUCATIVA

RECOMEÇAM AS OFICINAS DE RÁDIO EDUCATIVO NA
"ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DO BELO RAMO".

O rádio é um canal de difusão do conhecimento. Isso todo mundo sabe. Mas como facilitar o acesso de estudantes ao rádio enquanto instrumento d educação e cultura? Corno aproximar esse meio de comunicação das comunidades escolares? De que forma os jovens podem sair da posição de meros ouvintes, passivos, para a posição de produtores, criadores de programas, como cidadãos criticos e conscientes?

Música, jingles, barulho, palavras... sim, os sons fazem parte da nossa rotina, mas, também é verdade que nem sempre prestamos atenção na qualidade do que escutamos. Essa é uma preocupação do Projeto Rádio Educativo, da SEE/MG, que esta semana retoma seus trabalhos na Escola Estadual Nossa Senhora do Be!o Ramo, em Belo Horizonte (Rairro Nova Granada) As oficinas introdutórias ao Rádio propõem aos alunos participantes um novo modo de olhar e escutar.

Segundo Rosane MagaIhes, a professora de Língua Portuguesa responáveI pelas oficinas, o trabalho pretende desenvolver nos alunos as habilidades de leitura, escrita e oralidade, favorecendo a expansão de seus talentos e estimulando-os a serern os sujeitos de suas escolhas. Afina!, eles mesmos serão os produtores das peças radiofônicas.

As aulas seguem uma ampla programação: estudo dos gêneros textuais e muscas, reportagem, entrevista, crônica, conto. nove!a, roteiro, cinema, resenha, poema, opinião, cinema, linguagem formal e informal, história do rádio, os “anos dourados” do rádio brasileiro, o rádio via satélitena internet, os meios de comunicação de massa, dentre outros temas.

Em uma das oficinas, a professora leu um poema de Patativa do Assaré (http://pt.wikipedia.org/wiki/PatativadoAssar%c35%A9), sobrea vida dura do homem do campo, mostrando para os alunos que a fala simples de um sertanejo, fora da norma padrão da Língua, também pode guardar mensagens poéticas, de extrema riqueza.

As formas de linguagem e a observação do conteúdo das obras serão o foco de rnuitas oficinas do projeto Rádio Educativo. A letra da música “Toda criança que”, de Sandra Peres e Paulo Tatit, também foi objeto de estudo da turma. “E todo mundo quer saber, de onde vem, pra onde vai, como é que entra, como é que sai, por que é que sobe, por que é que cai” , reflexões sobre as razões humanas, sentimentos e sensações que, para Rosane, são fundamentais para a formação de uma consciência ética e estética. “A análise crítica dos conteúdos das músicas e textos é importante para educar o aluno enquanto ouvinte e enquanto produtor. As rádios veiculam as músicas, mas como o sujeito está interpretando o que está ouvindo? É preciso aprender a selecionar, a fazer as próprias escolhas”, diz a Professora.

Uma das participantes é Angélica Furtado, de 15 anos. Ela é veterana, participa do projeto desde o ano passado. Angélica já percebe a diferença: as oficinas de Linguagem aguçaram o seu senso crítico para textos e letras musicais. Pretende criar programas que divulguem a música popular brasileira e instrumental. No interior, onde morava, tocava clarinete e flauta. Agora, espera uma oportunidade para voltar ao estudo musical.

Josino Norberto (13) se entusiasmou com a idéia: “Eu quero aprender a gravar e a apresentar programas: também gosto muito de música”. Italo Michael (13) achou interessante a criação de uma rádio dentro da escola, com programas produzidos por eles mesmos. Logo segurou a sua oportunidade.

O projeto é desenvolvido na escola à tarde, após as aulas regulares do turno da manhã. A maioria dos alunos da “Nossa Senhora do Belo Ramo” mora no Morro das Pedras.

O Rádio Educativo
O projeto Rádio Educativo foi instituido pela SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). em 2007. O estúdio está em construção na própria Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo. Lá os programas serão produzidos. A transmissão da rádio será pela internet e o público alvo é, principalmente, a comunidade escolar.

Quando o estúdio estiver pronto, os participantes da “Nossa Senhora do Belo Ramo” receberão alunos de outras 13 escolas de Belo Horizonte: E.E. Padre João Bosco Penido Burnier, EE. Henrique Diniz. E.E. Geradina Soares, instituto de Educação de Minas Gerais. E.E. Silviano Brandão, E.E. Flávio dos Santos. E.E. Professor José Mesquita de Carvalho, E.E. Professor Fontes, E.E. Sagrada Família, E.E. Getúlio Vargas, E.E. Ari Franca, E.E.Cândido Portinari e E.E. Presidente Dutra. Cada uma dessas instituições terá dez estudantes sendo capacitados. Eles, por sua vez, serão os multiplicadores do rádio em suas escolas de origem.

O suporte técnico do móduo prático ficará por conta dos professores de Rádio da UFMG, Fábio Martins e Paulo César Ribas, além da própria Rosane Magaihães.